Aprendizagem social e agressão

Já nos aconteceu em alguma situação alguém mencionar o que temos de semelhante com os nossos pais. Não apenas em termos genéticos, ou seja, fisicamente parecidos, mas também em termos de personalidade (por exemplo: "Ela é muito parecida contigo, mas a maneira de ser é igual à do pai.").

Esta semelhança destaca que os comportamentos não são determinados apenas por fatores biológicos, mas também pela exposição a estímulos externos, o ambiente em que vivemos, seja em casa com a família, na faculdade com os amigos, entre outros.

Segundo a Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura, as teorias do condicionamento não explicam completamente como adquirimos um comportamento. Bandura defende que o comportamento é aprendido através da observação constante do comportamento de outras pessoas, onde os processos cognitivos (motivação e expectativas) desempenham um papel importante. Segundo esta teoria, observar um comportamento de um modelo (por exemplo: alguém que admiramos, alguém que consideramos atraente) aumenta a nossa predisposição para imitar essa pessoa e os seus comportamentos.

A partir desta teoria, podemos dizer que a aprendizagem ocorre de três maneiras diferentes: por observação, imitação e modelagem.

Bandura identifica quatro passos no processo de modelagem: Atenção, Retenção, Reprodução e Motivação. É importante considerar as características individuais ao observar um modelo, como capacidade cognitiva, experiências passadas, capacidade de memorização e capacidade física. Caso essas características não sejam encontradas, é importante utilizar o feedback para corrigir e ajustar.

De acordo com a teoria de Bandura, existem várias razões pelas quais desejamos aprender algo, como auto-reforço, reforço direto e reforço vicariante.

Passando para a experiência "Bobo Dolls" de Albert Bandura. Nesta experiência, setenta e duas crianças entre os 3 e os 7 anos foram divididas em três grupos e expostas a diferentes modelos de comportamento. Os resultados mostraram que as crianças que observaram o modelo agressivo foram as mais agressivas. Além disso, foi observado que as raparigas na condição agressiva usaram mais respostas físicas agressivas quando o modelo era homem e mais respostas verbais quando o modelo era mulher. Por fim, os rapazes tendem a imitar mais modelos do mesmo género do que as raparigas.

Exemplos da teoria da aprendizagem social de Bandura:

  • Se vejo um colega de trabalho a tomar a iniciativa de ajudar um novo funcionário a adaptar-se ao ambiente, posso sentir-me motivado a ser mais acolhedor e solidário com os novos membros da equipa.

  • Se vejo um amigo a reciclar e a adotar práticas sustentáveis em casa, posso decidir seguir o seu exemplo e fazer mudanças semelhantes no meu próprio estilo de vida para reduzir o meu impacto ambiental.

  • Se vejo um atleta famoso treinar arduamente e superar desafios para alcançar o sucesso, posso sentir-me motivado a dedicar-me mais aos meus próprios objetivos e desafios.

Compreendemos, através deste psicólogo, a importância do meio que nos rodeia e das pessoas com quem nos relacionamos, assim como a influência dos meios de comunicação e do que observamos diariamente. É um pouco assustador pensar que as crianças na experiência apenas reproduziram um comportamento após observá-lo. Por isso, como futuros modelos, devemos dar o melhor exemplo, pois somos fortemente observados por crianças que ainda não têm capacidade total de discernimento entre certo e errado. Devemos evitar tomar decisões precipitadas com base apenas na observação de modelos que admiramos, seja para seguir bons exemplos ou evitar maus comportamentos.

Para concluir, devemos estar atentos ao que observamos. Só porque alguém faz algo, não significa que devemos fazer o mesmo. Podemos observar diversos comportamentos, mas devemos tirar as nossas próprias conclusões sobre essas ações.



No vídeo "Cercando-se das Pessoas Certas" por Bob Proctor, ele destaca como as pessoas ao nosso redor moldam nossas vidas, citando Karl Menninger para mostrar como o ambiente importa mais que a hereditariedade. Proctor incentiva associar-se a pessoas bem-sucedidas e evitar as negativas, sugerindo avaliar se gostaríamos que nossos filhos se tornassem como nossos cinco amigos mais próximos. Ele enfatiza que nossas companhias moldam quem nos tornamos. 


O comportamento humano é influenciado por inúmeros fatores ambientais. A maioria desses fatores nem percebemos. Mas Jonah Berger descreve uma série de estudos que proporcionam uma compreensão mais profunda de como essas influências funcionam em seu novo livro "Invisible Influence, The Hidden Forces that Shape Behavior". Neste vídeo explicativo, o MinuteVideos.com trabalhou com Jonah para explicar alguns dos conceitos básicos da influência invisível e como você pode usá-los para melhorar sua vida e a daqueles ao seu redor.



Questionário:


Como é que as pessoas ao seu redor podem afetá-lo como pessoa , tanto agora como no passado?

Quando passamos muito tempo com uma pessoa, automaticamente acabamos por adquirir alguns hábitos e maneiras de pensar idênticos. Conviver com pessoas que não têm a mesma opinião acerca da prática desportiva e do delinear de objetivos pode originar, por vezes, a que nós próprios mudemos a nossa forma de pensar

Luna Taveira

Ginástica Acrobática, 18 anos

I had extremely supportive parents and they played a huge part of all of my success. From the day I was born they have pointed me in the right direction which helped me develop into the man that I am today

Justyn Lanier Rogers

Basquetebol, 25 anos

Pessoas negativas, sem quaisquer preocupações, desmotivadas, afetam me e já me afetaram no passado, por isso tento sempre rodear-me de pessoas com estilos de vida idênticos ao meu, pessoas com objetivos e positivas

Francisca Lopes

Natação, 18 anos

Acho que sou uma pessoa que não se deixa afetar muito facilmente mas que ja passou por várias fases difíceis mas que depois deu a volta por cima e agora sou a pessoa que sou

Guilherme Cidra Duarte Sousa

Basquetbol (Seleção nacional), 15 anos

Algum momento da sua vida teve um impacto significativo, na pessoa que és hoje e no atleta em que te tornaste?

Sim, quando me lesionei e tive que ser operada, deixando de competir durante 2 épocas. Este acontecimento fez com que eu passasse a ver tudo à minha volta e principalmente o desporto com outros olhos, entregar tudo o que tenho a um objetivo e levá-lo até ao fim independentemente de todos os obstáculos que se coloquem no caminho

Luna Taveira

Ginástica Acrobática, 18 anos

I feel the earliest memory I have that had a significant impact on my life was when I was 4 years old, and my father returned home with a huge championship trophy from a basketball tournament. He even gave me the trophy to keep, and I feel, subconsciously, I used his trophy as motivation to one day get my own

Justyn Lanier Rogers

Basquetebol, 25 anos

Um momento que teve impacto na minha vida foi quando me diagnosticaram anemia. Foi um momento muito difícil, em que me tornei numa pessoa deprimida e não tinha objetivos pois achava que não era capaz de fazer nada. No entanto, há males que vêm por bem, e com a ajuda das pessoas certas superei a situação e tornei me numa pessoa muito mais confiante e acima de tudo feliz, o que me ajudou muito a tornar me na pessoa e na atleta que sou hoje

Francisca Lopes

Natação, 18 anos

Sim talvez as minhas idas a estágios de seleções e os verões que passei a treinar o que me fez evoluir muito e em si amadurecer bastante

Guilherme Cidra Duarte Sousa

Basquetbol (Seleção nacional), 15 anos

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