Da inteligência à autorregulação
INTELIGÊNCIA
Segundo o site enciclopédia significados (enciclopédia significados, s.d.) "Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais. Etimologicamente, a palavra "inteligência" se originou a partir do latim intelligentia, oriundo de intelligere, em que o prefixo inter significa "entre", e legere quer dizer "escolha". Assim sendo, o significado original deste termo faz referência a capacidade de escolha de um indivíduo entre as várias possibilidades ou opções que lhe são apresentadas."
Segundo o site infopédia (infopedia, s.d.)"Da mesma forma que existem diferentes modos de se ser inteligente, coexistem igualmente diferentes conceptualizações sobre a inteligência. Pela sua complexidade, é praticamente impossível tentar especificar e proporcionar uma definição que agrade à maioria dos psicólogos. Qualquer definição sobre a inteligência é uma intenção de clarificar e organizar este fenómeno tão complexo. Para uma maior compreensão do que se entende por inteligência, poder-se-ia defini-la como a capacidade do indivíduo em: assimilar conhecimentos concretos; recordar acontecimentos remotos ou recentes; raciocinar logicamente; manipular conceitos (números ou palavras); traduzir o abstrato em concreto; analisar e sintetizar formas; enfrentar com sensatez e precisão os problemas e estabelecer prioridades entre um conjunto de situações."

Segundo Howard Gardner e sua teoria das inteligências múltiplas, exitem nove inteligências. Esta teoria entende a inteligência humana como conjuntos de habilidades e competências distintas, cada um relacionado a um contexto específico e interdependentes entre si. com esta teoria gardner afirmava que todos os indivíduos possuem todos os tipos de inteligência, mesmo que não tenham facilidade para desenvolvê-las nem o façam ao longo de nossas vidas. O psicólogo entende que cada pessoa expressa suas habilidades e competências de forma única; por isso, devem sempre ser avaliadas de forma individual. (gardner, s.d.)
Segundo a professora Dulce Fadista do agrupamento de escolas Ordem de Sant`iago (Fadista, s.d.) "No entanto, existe um certo consenso de que um dos componentes fundamentaisda inteligência é a adaptação ao meio através da resolução de problemas. Esta adaptaçãobaseia-se, ou na aprendizagem das estratégias já existentes na cultura a que pertencemos,ou na criação de soluções novas. De referir ainda que, uma conceção muito vulgar no senso comum, é a associação da inteligência aos resultados escolares, considerando mais inteligentes os alunos que obtêm melhores classificações, e portanto, tendo em conta um único tipo de inteligência – a inteligência teórica, concetual ou abstrata- que é a capacidade para compreender e usar símbolos verbais e matemáticos. Ora, como sabemos, há pessoas que têm uma capacidade especial para compreender, manipular e criar objetos e para os usarem na resolução de problemas técnicos e práticos. Esta inteligência prática está ligada às destrezas ou habilidades para manipular instrumentos ou máquinas e para solucionar problemas construindo objetos, como acontece nas pessoas conhecidas por "engenhocas". Assim, a inteligência é a adaptação do individuo a situações novas e, neste sentido, implica sempre uma capacidade de ligar, de relacionar. Sejam ligações entre conceitos, coisas ou pessoas, o objetivo é construir estruturas de significação, de modo a adaptar o nosso comportamento às situações."
Com base nestas definições nós percebemos a inteligência como
algo complexo, difícil de definir e que distingue o Homem dos outos animais. A maneira
mais habitual de definir a inteligência é como a habilidade de adaptação ao
meio. Podemos definir a inteligência de várias maneiras, logo ninguém será
inteligente da mesma maneira.
Este vídeo mostra os 9 tipos de inteligência, como estes são desenvolvidos na infância e em que aspetos quotidianos e profissionais os diferentes tipos de inteligência ajudam.
AUTORREGULAÇÃO

A autorregulação é um processo no qual permite determinar a capacidade de uma pessoa em adiar uma gratificação. Com isto, podem existir pessoas que conseguem controlar-se, e outras que simplesmente cedem à tentação.
Assim, um homem chamado Walter Mischel realizou um teste para perceber a capacidade de diferentes crianças a uma tentação, esse teste ficou conhecido como o teste do marshmellow. Este teste consistia em colocar um doce a frente das crianças e verificar se elas conseguiam ignorar e combater a vontade de come-lo.
Este teste que inicialmente era só para testar o poder e autocontrolo de algumas crianças , passou a ter um objetivo muito mais abrangente, sendo também para perceber se as crianças que conseguiram resistir à gratificação, vão conseguir, mais tarde, possuir mais sucesso nas suas vidas. Os resultados que obteve foram que esta autorregulação era sim um ótimo preditor de sucesso, pois esta ligado a vários aspetos no nosso dia a dia.
Contudo, foram feitas várias críticas a este teste ,já que nem todas as crianças que realizaram o teste anos mais tarde quiseram responder a Mischel. Em seguida, as crianças que comeram logo o marshmallow, nós não sabemos em que contextos elas viveriam, se por exemplo moravam numa família que tinha um histórico de promessas não cumpridas, ou seja, que mentiam, ou se, ainda, vinham de uma família desfavorecida onde raramente tinha doces em casa, o que faria com que a criança não conseguisse resistir ao doce, em ambos os exemplos.
Falando agora sobre a nossa opinião, nós concordamos com o facto de que sim , a autorregulação é um aspeto fulcral no sucesso de uma pessoa e em todos os aspetos, e que o poder de adiar uma gratificação demonstra vários aspetos mentais numa pessoa. Como exemplo temos os atletas de elite, que muitas vezes têm de resistir a muitas tentações para conseguirem chegar ao seu objetivo.
Mais especificamente temos o exemplo de David Goggins, que foi o único integrante das Forças Armadas dos Estados Unidos a ter concluído o treino das três principais tropas de elite, e que é realmente um sinónimo de disciplina e de autocontrolo.
Neste vídeo conseguimos observar como David Goggins decidiu mudar a sua mentalidade por completo para começar a seguir os seus objetivos ignorando as tentações, e como essa mentalidade o levou a ser quem é hoje. Além disso destaca o facto de que na vida vão existir vários obstáculos e temos que ter disciplina e autocontrolo suficiente para continuarmos focados no nosso objetivo.
Referências:
- Autorregulação_Psicologia Desenvolvimento.pdf
- https://www.youtube.com/watch?v=JE471jm5suc
- https://youtu.be/Au0z3EtUiBg?si=4qrqEcMC-31qsGgl
- https://psiconlinews.com/2015/05/teoria-das-inteligencias-multiplas-de-gardner.html
Questionário:
O que é um atleta inteligente para ti?

A meu ver, um atleta inteligente é alguém que tem uma visão e conhecimento abrangente do desporto. Sabe ler o jogo, consegue aplicar diversos conhecimentos em múltiplos contextos e sabe adaptar-se e ser criativo na maneira de ensinar.
Luna Taveira
Ginástica Acrobática, 18 anos

To become a smart athlete you must be a student of the game. Even the best athletes in the world learn and add something new to their game day in and day out. A smart athlete is one who knows that they do not know everything and is open to learn more in order to better themselves
Justyn Lanier Rogers
Basquetebol, 25 anos

Um atleta que desenvolva várias capacidades, para além de físicas, ligadas ao seu desporto.
Sara Cunha Lopes
Não pratica desporto, 34 anos

Um atleta inteligente, penso que seja um atleta que sabe definir objetivos concretos e claro possíveis de atingir, que conheça as suas capacidades e que saiba trabalhar em equipa.
Francisca Lopes
Natação, 18 anos

Um atleta inteligente é um atleta que sabe assim jogar basquete e que vai estudando regularmente o jogo para poder evoluir
Guilherme Cidra Duarte Sousa
Basquetebol (Seleção nacional), 15 anos