Problemáticas da adolescência
"Numa sociedade em que não há divergência, ou na qual a divergência não é permitida, a palavra adolescente perde o sentido."
E. Z. Friedenberg

A adolescência é uma fase tanto empolgante quanto desafiadora, repleta de momentos intensos e oportunidades de crescimento. É um período de transição do final da infância para o início da vida adulta, caracterizado por uma evolução significativa nas capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Este é um tempo de adaptação, formação de identidade e descoberta de si mesmo.
Embora a identidade se desenvolva ao longo de toda a vida, é durante a adolescência que muitas características pessoais, como sexualidade, desejos, crenças e metas de vida, se manifestam de maneira mais intensa.
O ser humano durante a adolescência sofre um desenvolvimento natural, que é particularmente visível a três grandes níveis: físico, cognitivo e psicossocial.Por fim, temos o desenvolvimento psicossocial (a capacidade de aquisição progressiva do ser humano de interagir com o meio ambiente), onde é caracterizada pelo início de relacionamentos amorosos, por criar uma autonomia maior e por isso gerar conflitos familiares. Além disso este desenvolvimento inicia também uma construção e estabelecimento de uma identidade própria.
Não é apenas a tecnologia do século XXI que é exponencial, também o cérebro humano percorreu um caminho surpreendente, sendo o órgão de mais rápido crescimento da história da humanidade. O que terá estado na origem deste fenómeno? O que distingue o nosso cérebro do cérebro dos animais? Qual o papel da alimentação e da socialização no desenvolvimento humano?
Ao longo de milhões de anos, o cérebro humano triplicou de tamanho e foi-se distanciando das medidas e das capacidades dos restantes animais. Mas é principalmente a quantidade de neurónios, tal como a impressionante rede de circuitos nervosos que se interligam que nos distingue em termos de aptidões cognitivas. O cérebro do Homem além de controlar o comportamento físico, permite captar sentimentos, gravar memórias e, sobretudo, tem a capacidade de antecipar acontecimentos, o que dá aos humanos possibilidade de programar o futuro.
O cérebro retém cerca de um quarto da energia consumida pelo ser um humano. A alimentação assume, por isso, um papel determinante. Acreditam os cientistas que só foi possível à espécie dar um salto evolutivo quando os primatas que deram origem ao Homo erectus deixaram as árvores e passaram, no solo, a ser carnívoros. Em conjunto com a descoberta do fogo, os alimentos começaram a ser cozinhados, o que permitiu uma maior ingestão de calorias. Mais energia, logo mais capacidade cerebral.
A evolução do cérebro humano – crê-se – está também relacionada com a socialização. O número de indivíduos que compõem a rede social de uma espécie está diretamente ligado a alterações associadas à cultura, à complexidade linguística e a todo o género de progressos. Basta comparar o ambiente que rodeia o ser humano de hoje, traduzindo-o em impulsos ao desenvolvimento mental, em relação ao que era a vida do homem das cavernas.
Se quiserem se especializar mais sobre o assunto podem acessar:
https://ensina.rtp.pt/artigo/cerebro-a-evolucao-do-tamanho-as-capacidades/
(Video)
Deus Cérebro, Maquinaria das Emoções - episódio 1
O Fenômeno da Puberdade:
Erikson propôs que o desenvolvimento humano começa no domínio biológico e avança para o individual e social, envolvendo transformações biopsicossociais contínuas. Biologicamente, a adolescência coincide com a puberdade, marcada por mudanças físicas e fisiológicas, incluindo o desenvolvimento das características sexuais secundárias e a capacidade de reprodução.
Durante a puberdade, as meninas experienciam a menarca, a primeira menstruação, e os meninos passam por mudanças na voz e no corpo. Este período é carregado de significados culturais e sociais, e os fatores ambientais desempenham um papel significativo na maturação.
Nível Físico:
- Feminino
-o desenvolvimento dos seios,
-aumento do útero,
-início da menstruação,
-o arredondamento corporal.
- Masculino
-recessão da linha dos cabelos,
-aparecimento de pelos faciais,
-aumento da laringe(que torna a voz mais grave),
-desenvolvimento da musculatura e aumento do pénis.


Alguns aspetos comuns:
-aparecimento da acne,
-de pelos debaixo dos axilares e pelos púbicos
Em relação ao nível cognitivo, temos o desenvolvimento de competências de raciocínio mais avançadas (pensamento hipotético, ou seja, o pensamento objetivo passa a ser subjetivo e, ainda remete ao desenvolvimento de processos de pensamento lógico); a metacognição (refletir sobre o próprio pensamento e sentimentos) e além destes tópicos o aparecimento do pensamento abstrato (que é a capacidade para pensar de forma independente à realidade que apresenta-se a nós de forma concreta, isto é, permite ao ser humano pensar em diferentes cenários e possibilidades entre os quais, logicamente, encontra-se a realidade concreta).
Nível Psicossocial:
Comportamentos de Risco e Saúde Mental
O ambiente familiar e as relações com os pares são cruciais para a saúde mental dos adolescentes. Experiências adversas em diferentes contextos de vida podem resultar em sérios problemas emocionais. Alguns adolescentes sentem-se incompreendidos na família e na sociedade, enfrentam bullying, discriminação e violência. As exigências escolares e as incertezas sobre o futuro profissional aumentam, gerando conflitos com os pais.
Nesta fase, podem surgir comportamentos de risco, como resposta à exploração, influência dos pares ou familiares. Esses comportamentos, que podem comprometer a saúde física e mental, incluem questões clínicas, nutricionais, violência, sexualidade, saúde mental, e uso de álcool e drogas. Identificar precocemente esses comportamentos é essencial, pois sua continuidade pode ter consequências negativas individuais, familiares e sociais.
Como resultado de experiências perturbadoras, os adolescentes podem apresentar apatia, tristeza, desesperança, baixa autoestima, crises de ansiedade e pensamentos suicidas, colocando em risco seu bem-estar físico e emocional. Portanto, é crucial um acompanhamento especializado para promover o desenvolvimento saudável e a estabilidade emocional dos jovens.
Os Desafios da Adolescência: Imagem Corporal
A percepção que o adolescente tem de seu corpo é crucial para a formação da sua identidade. Compreender o adolescente envolve entender sua autoestima e imagem corporal. A imagem corporal é a representação mental do próprio corpo, enquanto a autoestima é o conjunto de crenças sobre si mesmo. A satisfação corporal é fundamental para a autoaceitação; no entanto, a insatisfação com a própria aparência pode levar a sentimentos negativos e afetar o bem-estar emocional.
A busca pelo corpo ideal, influenciada pelos pares e redes sociais, valoriza a magreza nas mulheres e a força nos homens. Quando o adolescente não se encaixa nesse padrão idealizado, pode surgir insatisfação corporal e baixa autoestima, resultando em comportamentos como evitar certas roupas, seguir dietas extremas, praticar exercícios em excesso, e consumir álcool e drogas.
Desafios da Adolescência: Sexualidade
A adolescência também é marcada pelo despertar da sexualidade, onde a orientação sexual começa a se formar. Este é um processo complexo que envolve aspectos biopsicossociais, com flutuações ao longo do tempo e de acordo com a maturidade. Durante este período, os jovens buscam respostas sobre identidade de gênero, expressão de gênero e orientação sexual. A dificuldade em encontrar essas respostas pode levar a comportamentos problemáticos, ansiedade e instabilidade emocional. As escolhas feitas nesse processo podem trazer dificuldades de aceitação pela sociedade, família e amigos.
Concluímos assim que este desenvolvimento subdividido nestes níveis podem ser feitos de forma não simultânea, e por isso, é muito importante estes assuntos serem falados com os adolescentes e educá-los de uma maneira que consigam crescer e desenvolverem-se de uma forma normal e saudável, com o intuito de criar pessoas com identidades seguras e competentes.
Na sua palestra do TEDxBoulder, Roselinde Kaiser fala sobre como o cérebro dos adolescentes poder ficar deprimido por causa das mudanças enormes que acontecem durante essa fase. Ela destaca a importância de estudar como o cérebro se reconfigura nesse período e de criar um sistema de apoio, incluindo a promoção de um ambiente sem estigma, para ajudar os adolescentes a lidar com a depressão. Ao reconhecer a depressão como uma doença física que pode ser tratada com conversas abertas e apoio da comunidade, as pessoas com depressão podem perceber que não estão quebradas e podem se sair bem com o apoio certo e habilidades para lidar com a situação.
A neurocientista Sarah-Jayne Blakemore discute como os avanços na tecnologia de imagem cerebral revelam que o cérebro humano continua a desenvolver-se ao longo da adolescência e até à idade adulta jovem, sendo o córtex pré-frontal um papel significativo na tomada de decisões, planeamento, inibição de comportamentos inadequados, interação social, compreensão de outras pessoas e autoconsciência. A investigação do seu laboratório mostrou que o córtex pré-frontal medial do cérebro adolescente é mais ativo ao tomar decisões sociais em comparação com o do cérebro adulto, e a atividade nesta área diminui durante a adolescência. Os cérebros adolescentes são hiper-sensíveis à sensação recompensadora da tomada de riscos devido ao sistema límbico, enquanto o córtex pré-frontal, que regula a impulsividade, ainda está em desenvolvimento. A educação e o ambiente podem moldar o cérebro adolescente, apresentando uma grande oportunidade para a aprendizagem e criatividade.
Referências:
- A adolescência.pdf
- adolsec-.pdf
- https://www.youtube.com/watch?v=6zVS8HIPUng
- https://www.youtube.com/watch?v=ZQUBFgenMXk
- https://claudiacecilia.pt/os-desafios-da-adolescencia/