Roleplay
O trabalho de aula consistiu em criar um roleplay/diálogo sobre um tema abordado em aula que pode ser observado em um atleta. Neste diálogo procuramos mostrar um cenário possível e como ele poderia ser resolvido. O tema do nosso trabalho é um atleta com falta de concentração sendo que:
Bruno: narrador
João: treinador
Francisco: atleta
Gabriel: colega do atleta
Diogo: Pai do atleta
1ª parte
Narrador: Chico é um jovem jogador de futebol talentoso, mas nas últimas semanas, algo parecia estar a afetar o seu desempenho nos treinos e nos jogos. Havia muita falta de atenção por parte do jogador, e o treinador, ao perceber a mudança de comportamento de Chico, decidiu abordá-lo para descobrir o que estava a acontecer.
No início, o jogador relutou em falar sobre suas preocupações, mas após uma conversa sincera com o treinador, ele finalmente revelou que se sentia sobrecarregado com a pressão que vinha do seu pai. O pai de Chico, um grande entusiasta do futebol, tinha expectativas altas para seu filho e muitas vezes pressionava-o excessivamente para que ele se destacasse.
Treinador: Ei, Chico, notei que você anda meio distraído nos treinos ultimamente. Está tudo bem?
Atleta: Ah, sim, treinador. Só estou com algumas coisas na cabeça.
Treinador: Se quiser conversar sobre isso, estou aqui para ajudar. Você sabe que estou aqui para ajudá-lo no que for preciso.
Atleta: É que... bem, o meu pai anda exigente demais com o meu desempenho no futebol. Ele fica a pressionar-me o tempo todo, e isso acaba por me deixar desanimado e fora de foco durante os treinos e jogos.
Treinador: Entendo, Chico. É difícil lidar com essa pressão, especialmente vinda de alguém tão próximo. Mas lembre-se de que você está aqui para você se divertir e crescer como jogador e pessoa. Não deixe que a pressão externa atrapalhe o seu potencial. E como você se sente em relação a isso tudo?
Atleta: Estou a me sentir sobrecarregado, mister. Quero agradar o meu pai, quero sempre fazer tudo o que ele diz que eu não consigo, e não conseguir chegar onde ele espera que eu chegue, e isso tudo deixa-me frustrado.
Treinador: É natural querer agradar os nossos pais, mas é importante encontrar um equilíbrio. Vou conversar com seu pai e tentar encontrar uma solução que seja positiva para todos nós, está bem? E quanto a você, vamos trabalhar juntos para superar essas dificuldades e ajudá-lo a alcançar seu potencial máximo no campo.
2ª parte
Narrador: O treinador, ao entender a situação, decidiu conversar com o pai do Atleta. No entanto, o pai inicialmente não aceitou bem as sugestões do treinador, argumentando que o Atleta precisava entender a importância do esforço e da dedicação no futebol.
Treinador: Sr. Sardinha, gostaria de conversar um pouco sobre o Atleta.
Pai do atleta: O que há com ele agora? Ele não está jogando bem?
Treinador: Na verdade, ele tem mostrado um pouco de distração e desmotivação nos treinos e jogos ultimamente.
Pai do atleta: Distração? Desmotivação? Isso é inaceitável! Ele precisa de se concentrar e dar o máximo em campo!
Treinador: Eu entendo sua preocupação, mas a pressão excessiva pode estar afetando o desempenho dele. Atleta mencionou que se sente sobrecarregado com a pressão que vem de casa.
Pai do atleta: Pressão? Ele precisa entender que no futebol, como em qualquer coisa na vida, é necessário dedicação e esforço máximo. Não posso simplesmente deixar que ele relaxe.
Treinador: Compreendo sua perspectiva, mas também precisamos considerar o bem-estar emocional dele. Ele ainda é jovem e precisa de um ambiente positivo e tempo para crescer como jogador e como pessoa.
Pai do atleta: Vou pensar sobre isso, mas não vou deixar que ele pense que pode relaxar. Ele precisa entender que o sucesso vem com trabalho duro, não com desculpas.
Treinador: Entendo sua preocupação com o desenvolvimento dele, mas também quero garantir que ele se divirta e aprenda com o futebol. Vou continuar trabalhando com ele para encontrar um equilíbrio que beneficie tanto o seu desempenho quanto o bem-estar emocional dele.
3ª parte
Narrador: Enquanto opai e o treinador tinham essa conversa, Atleta e o seu colega de equipa Colega do atleta estavam no balneário a equipar-se para irem treinar. Onde por acaso surgiu um tema de conversa sobre o facto do pai dele ter ido falar com o treinador
Colega do atleta: Mano, porque é que o teu pai veio hoje falar com o mister?
Atleta: Ultimamente, tenho me sentido pressionado, pelo meu pai sinto que todas as minhas decisões não vão estar corretas para ele.
Colega do atleta: Opa honestamente isso não é assim nada doutro mundo. Eu entendo que é chato mas os meus pais também são assim mas não podes estar tão focado no que os outros pensam e eu sei que é difícil principalmente por ser o teu pai mas tens de pensar o que é melhor para ti e para a equipa, e os teus pais podem te pressionar muito mas vão sempre querer que sejas melhor e melhor mas acredita , não deve fazer isso por mal mas so para o teu bem.
Atleta: Mas como é que tu consegues fazer que eles não te chateiam todo tempo?
Colega do atleta: Olha, eu falo sempre com eles e explico o meu ponto de vista do porque tomei certa decisão em cada momento que eles acharam que devia ter feito outra coisa,na medida em que consigam entendem o porque de ter feito aquilo e que para mim foi a melhor decisão a tomar. Ouvir isso da minha parte ajuda-os a ver que as vezes nem é preciso dizer nada e só observar como nos conseguimos sozinhos mesmo sem ser da maneira que eles querem cria um ambiente mais saudável tanta na tua relação com os teus pais como na tua evolução. Por isso tem calma mano, vai ficar tudo bem.
Atleta: Obrigado mano, não sei se com o meu pai vai ser tão fácil mas vou tentar.
4ª parte
Narrador: Após a conversa inicial entre o treinador e o pai de Atleta, algumas semanas se passaram. Durante esse período, o pai observou de perto o comportamento e desempenho de Atleta nos treinos e jogos. Ele percebeu que a pressão que vinha colocando sobre seu filho estava de fato a afetar negativamente a sua paixão pelo futebol e o seu desenvolvimento como jogador.
Com isto, o treinador e o pai de Atleta acabaram por ter uma conversa novamente onde o treinador compartilhou algumas experiências pessoais e exemplos de como a pressão excessiva pode impactar negativamente os jogadores, tanto no campo quanto fora dele e ainda ofereceu conselhos e insights sobre a importância de equilibrar a exigência com o apoio emocional.
Pai do atleta: Treinador, precisamos conversar novamente sobre Atleta. Tenho refletido sobre as nossas últimas conversas e percebi que a minha abordagem estava errada. A pressão que coloquei sobre ele estava claramente a afetar o seu desempenho e a sua paixão pelo jogo.
Treinador: Fico feliz que você tenha percebido isso, Sr. Sardinha. Atleta é um jogador talentoso e tem um grande potencial, mas precisamos garantir que ele se sinta apoiado e motivado para alcançar esse potencial.
Pai do atleta: Concordo totalmente. Quero ajudar o Atleta a se desenvolver não apenas como jogador, mas também como pessoa. Você tem alguma sugestão sobre como podemos abordar isso de forma diferente?
Treinador: Acredito que uma abordagem mais equilibrada, com menos pressão e mais apoio, seria benéfica. Podemos criar um ambiente mais descontraído nos treinos, onde ele se sinta confortável para errar e aprender sem medo de ser julgado.
Pai do atleta: Isso parece uma ótima ideia. Também estou disposto a oferecer mais apoio emocional, de modo a mostrar-lhe que estou aqui para incentivá-lo e apoiá-lo, independentemente do resultado no campo.
Treinador: Acredito que isso fará uma grande diferença. Com o seu apoio e a nova abordagem nos treinos, estou confiante de que veremos uma melhora significativa no desempenho e na atitude do Atleta.
Narrador: O pai e o treinador concordaram em trabalhar juntos para criar um ambiente mais positivo e encorajador para Chico. Com essa nova abordagem, ele começou a se sentir mais confiante e motivado, e seu desempenho no campo começou a melhorar gradualmente. O apoio do pai e do treinador foi fundamental para ajudá-lo a superar suas dificuldades e a redescobrir sua paixão pelo futebol.
5ª parte
Narrador: Algumas semanas passaram desde a conversa entre o pai e o treinador. Durante esse tempo, o pai do Atleta fez um esforço consciente para apoiar e incentivar seu filho, enquanto o treinador continuava a orientá-lo em campo.
Quando Atleta aproximou-se do treinador após o treino, ele tinha um sorriso radiante no rosto e um brilho nos olhos.
Atleta: Treinador, eu queria agradecer por tudo o que você fez.
Treinador: Não precisa agradecer, fiz tudo para te ajudar.
Atleta: Sabe, depois daquela conversa que você teve com o meu pai, as coisas mudaram bastante em casa.
Treinador: Fico feliz em ouvir isso. Como as coisas estão agora?
Atleta: O meu pai finalmente entendeu como a pressão estava a afetar-me. Ele até me pediu desculpas por ter sido tão exigente e disse que só queria o melhor para mim.
Treinador: Isso é ótimo, Atleta. Estou feliz que a conversa tenha ajudado.
Atleta: Sim, e agora a nossa relação está muito melhor. Ele está mais compreensivo e apoia-me de verdade, tanto dentro quanto fora do campo.
Treinador: É bom ver essa mudança. Lembre-se sempre de que estou aqui para ajudá-lo, não apenas como seu treinador, mas como alguém em quem você pode confiar.
Atleta: Muito obrigado. A sua orientação e apoio significam muito para mim.
Treinador: Não há de quê, Chico. Estou aqui para ajudá-lo a crescer como jogador e como pessoa. Vamos continuar trabalhando juntos para alcançar seus objetivos.